Aumentando a Vida Do Seu Computador

Como Aumentar a Vida Útil de seu Computador

Aproveite Por Mais Tempo Os Benefícios do Seu computador.

Um computador tem um tempo de vida útil estimado entre dois e quatro anos, lógico que conforme utilização e para qual atividade é utilizado, se o computador for utilizado somente para atividades básicas esse tempo de vida pode ser maior, mesmo assim, alguns cuidado são extremamente necessários para garantir que seu PC dure mais do que o estimado e você aproveite por mais tempo seus benefícios, afinal hoje não é tão barato trocar de computador de uma hora para outra.

Trazemos aqui algumas dicas para você aumentar a vida útil de seu computador, lembrando que algumas dicas podem alterar algumas configurações do seu computador, por isso recomendamos que você crie um ponto de restauração para qualquer eventual problema, mais como precaução do que preocupação.

1- Limpeza de componentes

O computador não gosta de sujeira, tanto o cooler quanto o gabinete acumulam muita poeira e isso é prejudicial para o bom desempenho da máquina. Para prevenir o mau funcionamento do computador é recomendada uma limpeza periódica (ao menos do gabinete e do cooler) entre seis meses e um ano, para computadores que ficam em ambientes com pouca poeira, e a cada três ou quatro meses no caso de ambientes com muita poeira ou que passaram por reformas recentemente,  utilize um pincel ou algo macio para a limpeza e tome cuidado ao retirar o cooler para limpeza, pois ele fica quase em cima do processador. E claro, limpar os periféricos também ajuda a prolongar a vida útil desses itens.

2- Mantenha em Local Apropriado e Refrigerado

Proteja o computador do sol, umidade, líquidos e luz solar em excesso. Luz solar direta sobre o gabinete, associada a um ambiente com pouca ventilação, pode causar superaquecimento e travamentos, você deve ter equipamentos para refrigeração adequados, conforme os componentes que você tenha instalados, se os aquecimentos e travamentos já começaram pense em adicionar coolers na placa de vídeo, processador e gabinete, vai aumentar a refrigeração e garantir a integridade dos componentes.

3- Desinstale programas não utilizados

Para esta tarefa é recomendada certa cautela e escolha criteriosa, a fim de evitar posteriores inconvenientes. Será necessário acessar, no Menu Iniciar, o “Painel de Controle”.  Feito isso, entre em “Programas” e em “Alterar ou Remover um Programa”, você verá uma lista com todos os programas instalados e são detalhadas informações sobre eles, verifique se há programas não usados e utilize a ferramenta de desinstalação.  Não se esqueça de apagar as pastas dos programas desinstalados, mas muito cuidado para não desinstalar programa essenciais para execução, recomendamos que seja desinstalado programas que você mesmo instalou por alguma necessidade e já não utiliza mais.

4- Atualize o software

Mantenha o sistema operacional atualizado, a atualização constante do sistema operacional impede que softwares maliciosos se alojem no sistema e comprometam segurança e a vida útil do computador, se você ainda usa algum sistema operacional antigo como o Windows XP, recomendamos a atualização, pois a Microsoft deixou de lançar atualização para o mesmo, recomendamos atualizar para Windows 8.1 ou Windows 10, porém se você não curti a interface dos mesmos, mantenha pelo menos no Windows 7 que ainda possui atualização, lembrando que para atualizar seu sistema operacional seu Windows precisa estar registrado.

5- Tenha cuidado com a bateria

No caso de notebooks, fazer corretamente a primeira recarga da bateria é fundamental para que a carga seja prolongada. “Ela garante ao acessório o reconhecimento real da capacidade de armazenamento de energia. A recomendação é que a carga inaugural de notebooks e netbooks seja de 12 a 24 horas na tomada”, diz a fabricante. Manter a bateria fria e nunca deixar o equipamento com a bateria no carro ou exposto ao sol também são medidas simples que evitam a elevação da temperatura do acessório e a diminuição do funcionamento.

6- Remova os arquivos temporários

Com tempo achamos que a máquina vai ficando mais lenta, isso acontece porque o equipamento tem menos memória para trabalhar, mas se forem retirados corretamente os arquivos que não estão em uso, diminui muito a parte da memória comprometida, muitas vezes os usuários instalam um programa no computador para usar rapidamente e depois apenas deletam o arquivo, achando que assim a memória não estará comprometida. Mas mesmo depois de desinstalados alguns resíduos dos programas ficam armazenados, se você não sabe como fazer essa limpeza, existem alguns softwares que executam essa limpeza, aumentando a eficiência do seu computador e o tempo de vida do mesmo.

7- Evite quedas

O transporte seguro dos computadores de maneira a minimizar as quedas e os choques tende a maximizar a vida útil dos computadores, principalmente no caso de notebooks, nem sempre os usuários carregam adequadamente o computador, muitas vezes deixam a máquina cair no chão e essa falta de cuidado compromete o aparelho.

8- Mantenha o antivírus atualizado

É recomendação dos especialistas o uso da ferramenta de verificação antivírus regularmente para procurar vírus e similares que possam estar presentes no computador e que por consequência venham a comprometer o comportamento da máquina. Além disso, é preciso checar no manual do seu programa antivírus se é possível programar uma verificação automática, mantenha o banco de dados do antivírus atualizado, todos os dias surgem novos vírus que podem danificar seu computador, a atualização do seu antivírus vai te proteger dessas novidades do mal.

9- Altere as senhas com frequência

Segundo especialistas, os usuários devem alterar as senhas de preferência mensalmente para reduzir os riscos de que outras pessoas acessem o seu computador, a recomendação é que as senhas sejam escolhidas com cuidado e que sejam fortes, que não tenha dados previsíveis como nome, data de nascimento, idade. As senhas ideais têm muitos caracteres, próximo a 12, e devem conter letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.

10- Ligar e desligar o computador

O ato de ligar e desligar o computador continuamente pode causar o desgaste acelerado de alguns componentes, principalmente coolers e discos rígidos. Alguns dos erros causados poderiam ser evitados se o computador pudesse permanecer sempre ligado, pois muitas vezes é no ato de desligar a máquina que alguns arquivos são corrompidos, causando erros antes inexistentes, por isso se for possível ligue o seu computador uma vez no dia e deixe-o ligado, ligar e desligar várias vezes no dia vai diminuir a vida dos componentes de seu computador.

11- Utilize estabilizadores e no breaks

A rede elétrica tem muitas oscilações de corrente, que podem causar danos ao computador. É recomendado que você tenha ao menos um estabilizador para prevenir isso, mas o ideal mesmo seria comprar um no break, pois mesmo que ocorra uma queda de energia, o computador permanece ligado para que você possa desligá-lo de maneira apropriada.

12- Formatar o computador

Esta não é a solução para todos os problemas, porém é um procedimento que pode ser muito saudável se feito de tempos em tempos. Não existe um consenso de quanto em quanto tempo deve ser feita a formatação, deve se levar em consideração os sintomas que seu computador apresenta e o bom senso, você não vai sair formatando seu computador para qualquer problema apresentado, se seu computador está lento, travando e com o desempenho muito abaixo do esperado e, não importa o que seja feito, nada resolve, talvez seja um bom momento para uma formatação.

13- Melhorar a memória RAM e HD

Se você não tem condições de trocar de computador e o que você já possui está te deixando na mão, talvez trocar o disco rígido e a memória RAM são procedimentos que podem prolongar seu tempo de permanência com um computador. O disco rígido, com o tempo de uso, acaba se desgastando e trocá-lo pode ser uma alternativa menos dispendiosa do que trocar o computador inteiro. Aumentar a quantidade de memória RAM (conforme a capacidade disponível) certamente vai melhorar o desempenho do computador.

São muitas as dicas para você melhorar o desempenho ou aumentar a vida útil do seu computador, porém seguindo as dicas que citamos acima já será suficiente para você manter e aproveitar seu computador por mais tempo.

 



Deixe uma resposta