Como Utilizar o Virtual Box

Conheça o Virtual Box.

O VirtualBox v5.0.16  permite a criação e execução de máquinas virtuais em diversas plataformas.

Virtual box

Com ele é possível utilizar múltiplos sistemas operacionais em um mesmo computador sem que seja necessário reparticionar o disco rígido. Além disso, o software inclui suporte para dispositivos USB, para sistemas operacionais 64 bits (hosts e guests) e para o Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10.

Alguns dos sistemas operacionais suportados podem ser instalados com a BIOS tradicional ou com o modo UEFI habilitado. O VirtualBox também inclui suporte para que o usuário arraste conteúdo do host para a máquina virtual e vice-versa.

Para baixar o Virtual Box Clique aqui

Confira o passo a passo para utilizar o programa:

Criando a máquina virtual, no caso estamos instalando o windows 10 virtualmente.

1 — Antes de tudo, você precisa baixar e instalar o VirtualBox, assim como fazer o download da imagem ISO do Windows 10 em versão 32-bit ou 64-bit — fica à sua escolha.

2 — Crie uma máquina virtual no VirtualBox (através da opção “Novo”) do tipo “Windows 8.1 (64-bit)” ou “Windows 8.1 (32-bit)”, se você escolheu o Windows 10 64-bit ou 32-bit, respectivamente.

fig 1

3 — Defina a quantidade de memória RAM que será usada pela máquina virtual. O Windows 10 requer pelo menos 1 GB para a versão de 32-bit e 2 GB para a versão de 64-bit;

fig 2

4 — Acesse a opção “Criar um disco virtual agora” e clique em “Criar”;

fig 3

5 — Selecione o tipo de disco rígido VDI e prossiga no botão “Próximo”;

fig 4

6 — Marque a opção “Dinamicamente alocado” e avance normalmente;

fig 5

7 — Selecione o tamanho do HD da máquina virtual (escolha entre 16 GB a 20 GB) e clique em “Criar”. Pronto, agora é só instalar o Windows.

 

Instalando

1 — Clique duas vezes sobre a máquina virtual que acabou de ser criada para iniciá-la. No menu Dispositivos, acesse a opção para CDs/DVDs, carregue a ISO do Windows 10 e aguarde o sistema ser carregado, mas lembre-se: por estar em um ambiente virtualizado, o desempenho do Windows 10 pode ser menor;

fig 6

2 — A partir disso, o processo é exatamente igual ao da instalação de qualquer outro Windows de versões anteriores, bastando você selecionar o idioma (que já vem marcado em português), formato de hora e moeda, escolher o padrão de seu teclado e clicar em “Avançar”;

fig 7

3 — Prossiga através do botão “Instalar agora”;

fig 8

4 — Marque a opção “Aceito os termos de licença” e clique em “Avançar”;

fig 9

5 — Na tela que surgir, escolha a opção “Personalizada: Instalar apenas o Windows”;

fig 10

6 — Clique em “Avançar” e aguarde um pouco, pois o PC será reiniciado algumas vezes durante a instalação do Windows 10;

fig 11

7 — Depois de o processo de instalação ser finalizado, o assistente de configuração vai surgir na tela. Nesse momento, escolha a opção “Usar configurações expressas” para continuar ou clique em “Personalizar”, caso queira alterar algo;

fig 12

8 — Entre no sistema através de seu login da Microsoft;

9 — Por fim, prossiga no botão “Avançar” para usar o OneDrive como serviço de armazenamento em nuvem, assim como para sincronizar os seus arquivos, também. Está feito!

Agora você tem Windows 10 instalado em sua máquina virtual e pode experimentar o sistema sem desinstalar o seu sistema atual, você pode usar esse procedimento para testar qualquer sistema através do Virtual box.

Para baixar o Virtual Box Clique aqui

 




Como Utilizar o Virtual Box
Avalie esse post

Deixe uma resposta