Dicas para você ter um blog de sucesso

Dicas para você ter um blog de sucesso.

blogging-successOs blogs se transformaram em uma das mais poderosas de ferramentas da Internet, por isso muitos tentam se aventurar nesse universo, ou por curiosidade ou por ganhos financeiros.

Ser um(a) blogueiro(a) reconhecido é gratificante, mas exige muito esforço e dedicação, se manter atualizado é uma das partes mais difícil de ter um blog.

Como começar?

Primeiro você precisa escolher um nome (URL) para o blog. Isso é muito importante. Escolha um nome simples e fácil de memorizar, sem palavras difíceis para escrever e memorizar, isso facilita a memorização pelos usuários.

Domínio Pago e Domínio Grátis.

Domínio é o endereço do blog, aquele que você digita no navegador.

Existem os domínios pagos (.com.br, .com. .net) e os domínios gratuitos (.blogspot.com, .livejournal.com, .wordpress.com). A diferença entre eles é que no dominio pago você vai usar o nome do seu blog diretamente ex: seublog.com, já domínio gratuito o nome do seu blog virá acompanhado do endereço da plataforma. ex: seublog.blogspot.com e as configurações de personalização do seu blog serão limitadas, mas se você está começando é possível fazer um bom trabalho com domínios gratuitos e migrar para o domínio pago depois.

Hospedagem

Hospedagem é um serviço que você contrata com algum servidor para deixar os arquivos do seu blog no ar, que você só vai precisar contratar se optar pela opção paga do domínio.

Aparência

18z8idpx2yly5jpgUm layout bonito e agradável vai chamar a atenção dos visitantes, não significa que você precisa colocar um fundo piscante, um gif animado, o melhor é deixar a navegação simples, o conteúdo fácil de ser encontrado e que as pessoas gostem de ler, fundos escuros na área de leitura também não é uma boa idéia porque causa desconforto nos leitores, use o bom senso e o bom gosto.

Agora que você já tem uma idéia de como começar, seguem algumas dicas para fazer seu blog divulgado na web.

01. Saiba e defina sobre o que vai escrever.

Definir o assunto principal do blog facilita seu trabalho, não trate de um assunto muito amplo, ramifique esse assunto e se especialize nessa ramificação, exemplo: se você falar de esporte o universo é muito amplo, escolha um esporte que você conhece e tem propriedade para falar, então crie um blog sobre esse esporte, exemplo: fale apenas de tênis.

02. Mantenha atualizado

Não fique sem atualizar seu blog, crie uma rotina, diária ou semanal, seus leitores saberão quando e que horas procurar novidades no seu blog, não adiante ter um blog lindo que chame a atenção pela aparência se você não mantiver uma rotina de atualização, se coloque no lugar do leitor para saber o que você gostaria de ver publicado em outros blogs que faria você ler todo texto.

03. Personalize seu layout

Existem milhares de modelos de layout para seu blos, chamamos de templates, mesmo assim depois de escolher seu template configure seu layout para diferenciar dos outros blogs, troque cor de fundo, cor da fonte, cor de links, essas simples alterações fazem diferença.

04. Padronize o conteúdo

Configure os vídeos para mesma largura, as figuras do mesmo tamanho, cores, legendas e ícones, escolha um padrão para os itens do seu blog, isso vai fazer toda diferença, muitos leitores preferem seguir os padrões, um blog sem padrão perde público.

05. Atenção no português

Escreva do seu jeito, mantenha sua personalidade no texto, mas preste muita atenção no português, usar muitas gírias, abreviações ou permitir muitos erros prejudica a imagem e credibilidade do seu blog.

06. Responda as perguntas ou comentários.

Responder os comentários e pergunta do seu leitor é muito importante para fidelizar as pessoas, quando você responde a uma pessoa você cria uma proximidade e confiança.

07. Use as redes sociais

Divulgue seu blog nas redes sociais. Twitter e Facebook são essenciais para espalhar conteúdo. Deixe visível em seu blog ferramentas de Curtir e compartilhar.

08. Organize o conteúdo

Coloque categorias em seu blog, mas não qualquer coisa, classifique corretamente cada postagem, não deixe as categorias em branco, uma boa organização facilita a navegação e busca pelos leitores do seu blog.

09. Não faça SPAM

Não entre em outros blogs para deixar comentários como, “Oi confira meu blog”, divulgue seu conteúdo sem causar mal estar em outros blogs, se começar a divulgar SPAM você poderá ser considerado uma pessoa chata, as pessoas devem sentir vontade de visitar seu blog.

blog-success-Voyagerix-dreamstime_xs_3884677310. Ofereça Valor

Com a correria do dia a dia, as pessoas não tem muito tempo para leitura, por isso a maioria não conseguem ler um artigo que não vai trazer benefício, oefereça conteúdos que vão agregar algo para seus leitores, que vai gerar benefícios, pode ser ensinando alguma técnica nova, apresentando um novo produto, tirando dúvida de um determinado assunto, não é necessário nada inovador, pode ser algum conteúdo simples porém útil. Não invente nada e nem esconda a verdade, se você está postando algo de outra pessoa, dê os devidos créditos, se você não domina o assunto mais achou interessante e escolheu compartilhar deixe claro para seus leitores, ser honesto pode trazer vários leitores para seu blog.

11. Ofereça uma forma de contato

Conforme seu blog vai chamando a atenção, as pessoas vão querendo te conhecer, entrar em contato, deixe um contato disponível, não precisa ser um email pessoal, pode ser um email vinculado ao seu blog, é muito diferente você oferecer um contato, contato@seublog.com do que seublog@gmail.com, vai dar uma idéia de profissionalismo,  mas não se esqueça o importante é responder todos os contatos recebido.  Podem ser leitores com dúvidas, fornecedores querendo lhe oferecer produtos ou empresas querendo anunciar em seu blog, se for possível ofereça um formulário de contato.

Seguindo essas dicas você vai conseguir aumentar consideravelmente a audiência do seu blog, comece agora mesmo a aplicá-las e com certeza você vai se surpreender com os resultados.




Deixe uma resposta