Curso Grátis Administrando Windows Server 2016 | Criando Espelhamento de Discos – RAID 1

Criando Espelhamento de Discos

Curso Grátis e Completo de Windows 2016 Server do portal http://aulaead.thinkific.com/ com Certificado de Conclusão.

Criando Espelhamento de Discos – RAID 1

O que é um RAID?
RAID significa “Redundant Array of Independent Disks” (Conjunto Redundante de Discos Independentes).

Ou seja, a tecnologia RAID, seja via software ou via hardware, é uma forma eficiente de unificar diversos drives em um volume lógico de forma a atingir uma grande capacidade de armazenagem, desempenho e segurança
.
RAID 1 (Espelhamento ou Mirroring)
Uma matriz RAID 1 contém dois discos rígidos onde os dados entre os dois são espelhados em tempo real.

Porque todos os dados são duplicados, o sistema operacional trata o espaço utilizável de uma matriz RAID 1 como o tamanho máximo de um disco rígido na matriz. Por exemplo, duas unidades de disco rígidas de 120 GB em uma matriz RAID 1 aparecerá como uma unidade de disco única de 120 GB ao sistema operacional.

O principal benefício do espelhamento do RAID 1 é que ele fornece confiabilidade dos dados no caso de falha de um único disco.

Quando um disco rígido falha, todos os dados estarão imediatamente disponíveis no outro sem nenhum impacto à integridade desses dados. No caso de falha de um disco, o sistema de computador permanece plenamente operacional, garantindo produtividade máxima.

O desempenho de uma matriz RAID 1 é maior do que o desempenho de uma única unidade porque os dados podem ser lidos em múltiplos discos – o original e o espelho – ao mesmo tempo.

Gravações em disco não obtêm que o mesmo benefício, pois os dados precisam primeiro ser gravados em uma unidade, e em seguida, espelhados na outra.

Aulas nova toda semana !!!




 

Deixe uma resposta