Os Melhores Programas Para Recuperar Arquivos

Os onze Melhores Programas Para Recuperar Arquivos

Todos os dias nós armazenamos cada vez mais arquivos em nossos dispositivos, imagens, vídeos ou até documentos importantes.

O único ponto negativo é se você acaba tendo algum problema no HD ou apaga um arquivo permanentemente sem querer e não tem qualquer cópia (backup) dele para fazer uma restauração. Porém, hoje em dia isso não é a única maneira de recuperar arquivos no PC.

Apesar de ser extremamente recomendado que você sempre faça sempre backup dos seus arquivos, há alguns programas que te ajudam a restaurar arquivos deletados ou perdidos.

Dessa forma, caso você delete por acidente algum arquivo importante, é preciso agir rápido se ainda quiser tentar recuperá-lo, pois quanto mais gravarmos dados no dispositivo de armazenamento a partir desse momento, maior é a possibilidade de sobrescrever os dados apagados. Portanto, ao deletar algum arquivo por engano, evite gravar qualquer arquivo no seu dispositivo ou mesmo instalar programas.

Então, caso esteja procurando por maneiras de recuperar arquivos no seu PC, confira nossa lista com os 11 melhores programas que você pode encontrar para recuperação de arquivos.

01- Recuva

recuva

O Recuva é sem dúvidas o programa de recuperação de arquivos mais conhecido que você poderia encontrar. A interface do software é muito limpa e fácil de usar, tendo todas as opções úteis em fácil acesso do usuário.

O Recuva Free é muito fácil de usar. O assistente te pergunta que tipo de arquivos você está procurando e onde procurar. Em seguida, ele faz a verificação (sistemas de arquivos FAT, exFAT e NTFS são suportados). Todos os arquivos encontrados são listados (com pré-visualização de imagens), e você pode restaurar qualquer coisa que você precisa em poucos cliques.

02- Wise data recovery

Wise data recovery

O Wise Data Recovery apresenta uma interface bem fácil de usar, especialmente para quem não tem muita experiência com este tipo de software.

É difícil encontrar uma ferramenta de recuperação mais simples de se usar do que o Wise Data Recovery. Não há menus, nem opções complicadas ou caixas de diálogo: tudo que você faz é escolher uma unidade, clicar em “Scan” e esperar que o programa localize todos os arquivos deletados. Em seguida, escolha o que você precisa recuperar, clique em “Recover” e pronto.

03- Minitool Partition recovery

Minitool Partition recovery

O Minitool Partition Recovery oferece boas ferramentas de restauração e uma interface muito intuitiva e fácil de usar. O software pode ser usado gratuitamente, mas esta versão só garante a recuperação de arquivos com até 1 GB de tamanho, o que deve ser suficiente para a maioria dos usuários.

Ao executar o programa, o MiniTool Partition Recovery oferece uma lista de HDs instalados em seu computador. A partir disso, você faz uma varredura em busca de divisões, que pode ser completa ou por setores determinados, além de definir a potência da procura. Em “Quick Scan” (Varredura Rápida), a pesquisa é um pouco mais superficial, enquanto a “Full Scan” (Varredura completa) procura em todos os cantos do HD por indícios de divisões passadas.

04- Free undelete

free-undelete-data-recovery

Outro programa bem simples e prático de usar é o Free Undelete, que até é bem similar ao Wise Data Recovery em alguns aspectos. Ele não oferece opções avançadas de escaneamento ou maneiras de personalizar os tipos de arquivos que você estiver buscando, mas ainda faz seu trabalho de maneira rápida.

Os arquivos são apresentados em uma estrutura de pastas em vez de uma única lista, tornando mais fácil localizar o que você precisa. E os arquivos podem ser restaurados em um ou dois cliques. Assim, mesmo existindo ferramentas de recuperação melhores, é interessante você manter uma cópia do FreeUndelete por perto caso você não consiga sucesso com alguma outra ferramenta.

05- Disk Drill

disk drill

Disk Drill é um programa gratuito de recuperação de dados para Windows que lhe oferece uma forma fácil de recuperar documentos, fotos, vídeos, músicas e outros tipos de arquivos deletados de HDs internos e externos, pendrives, cartões SD e outros dispositivos. Ele é compatível com todas as versões do Windows.

O aplicativo opera a partir de uma única janela, e, nela, são mostradas todas as unidades encontradas no computador, incluindo partições e setores externos que estejam ligados a ele. Inicialmente, setores ocultos não são exibidos, mas, se você quiser que eles apareçam na tela, basta clicar na alternativa existente no topo da interface.

06- Pandora Recovery

pandora recovery

O Pandora Recovery é bem rico em ferramentas avançadas e opções de personalização para escaneamentos ainda mais profundos e eficientes. Sua interface não é tão agradável ou simples como as dos programas já mencionados em nossa lista, mas isso vale a pena pelos recursos oferecidos.

O software pode escanear qualquer tipo de dispositivo de armazenamento, removível ou interno, o que acaba garantindo mais abrangência. Um ponto positivo é que o Pandora Recovery oferece diversas dicas sobre seus recursos para que o usuário possa aprender mais rápido e ter uma experiência melhor com o app.

07- Undelete 360

undelete recovery

O Undelete 360 é a versão gratuita de um produto comercial, e dessa forma não inclui algumas características úteis da versão paga (filtragem de arquivo, pré-visualizações, etc). Estas funcionalidades até aparecem no programa, porém quando você clica, ele pede para que você faça o upgrade.

Não há restrições sobre a quantidade ou o tamanho dos arquivos que você pode recuperar. O programa é muito simples de usar: indique uma unidade de disco e ele vai procurar por arquivos apagados. A velocidade de varredura não é alta, mas o Undelete 360 pode recuperar arquivos que outros programas não conseguem, e por isso é definitivamente vale a pena considerar seu uso.

08- QphotoRec

qphotorec6

QPhotoRec é um dos mais eficientes programas para recuperação de arquivos deletados. Apesar do nome, ele é capaz de recuperar vários tipos de arquivos deletados, como documentos, vídeos, músicas e fotos de HDs internos e externos, pendrives, cartões de memória e é compatível com todas as versões do Windows.

09- Glary Undelete

glary-undelete-16

Outra opção bem leve e simples é o Glary Undelete, que apesar de ter recursos limitados, oferece grandes opções de personalização de busca de arquivos. Isso só torna o processo de escaneamento e busca de arquivos específicos mais fácil ainda.

O programa funciona bem para recuperação de dados em ambas as unidades FAT e NTFS. E todos os arquivos que ele encontra vão sendo apresentados tanto em uma única lista quanto também por pastas. Você também pode filtrá-los por tipo de arquivo ou nome, o que facilita sua vida na hora de encontrar o que você precisa. Assim, apesar de não ter muitas funcionalidades extras, o Glary Undelete é muito bom para a tarefa básica de recuperação de dados.

10- Power Data Recovery

power-data-recovery-28

O Power Data Recovery é o tipo de programa que todo mundo já precisou ao menos uma vez na vida. Quem nunca apagou um arquivo sem querer ou precisou de algo que já foi deletado há algum tempo? Pois com este aplicativo isso deixa de ser problema.

Assim como sua interface, o funcionamento é bastante simples. Com isso, mesmo que você não domine a língua inglesa, pode utilizar o programa sem problemas, já que todos os ícones são autoexplicativos e facilitam o uso.

Ele possui três ferramentas de recuperação de arquivos. O “Undelete Recovery” (que pode ser traduzido como “recuperar arquivo deletado”) vasculha rapidamente algum drive em seu computador em busca de documentos que tenham sido apagados e restaura-os.

11- Disk Digger

diskdigger-1

DiskDigger é uma ferramenta que faz uma varredura completa em seus discos de armazenamento internos e externos em busca de arquivos apagados do computador que ainda podem ser recuperados.

O aplicativo faz uma busca minuciosa em todos os setores do seu HD, podendo também vasculhar a memória de pendrives, câmeras e outros aparelhos conectados ao PC.

Quando o trabalho de pesquisa de arquivos apagados começa, a ferramenta separa todo o conteúdo pela extensão dos documentos. Ou seja, se você está procurando uma imagem feita com a sua câmera, ela provavelmente estará na seção JPEG ou JPG. Se estiver procurando um arquivo de texto feito no Word, a seção DOC é o local onde deve encontrá-lo e assim por diante.

Recomendações

Antes de usar qualquer um dos programas acima, é importante tomar algumas precauções.

Aqui estão algumas dicas úteis sobre o que você deve fazer quando perceber que deletou algum arquivo por engano.

1. Recomendamos que você não grave nenhum arquivo novo na mídia onde o arquivo deletado estava armazenado. Um arquivo novo pode substituir o arquivo deletado que você está tentando recuperar.

2. Se você precisa recuperar arquivos que estavam na unidade do sistema, (normalmente o disco C), não instale nenhum programa em seu computador. O melhor a fazer nesse caso é utilizar um programa portátil de recuperação de arquivos deletados. Baixe o programa em outro computador e copie-o para o pendrive.

3. Além disso, certifique-se de manter o sistema o mais próximo possível do inalterado. Não abra ou feche arquivos ou programas. Isso pode criar arquivos temporários que podem substituir os arquivos deletados.

4. Após executar qualquer uma das ferramentas de recuperação de arquivos deletados, salve os arquivos recuperados em outra mídia. Nunca grave os arquivos no mesmo disco onde eles estavam anteriormente.

Seguindo essas recomendações, a chance de você recuperar com sucesso arquivos deletados por engano são muito boas utilizando qualquer um desses programas gratuitos para recuperar arquivos deletados.




Os Melhores Programas Para Recuperar Arquivos
Avalie esse post

One Reply to “Os Melhores Programas Para Recuperar Arquivos”

  1. wladimir

    Disk Drill pede upgrade pago para recuperar arquivos .mov . Não é gratuito e é caro

Deixe uma resposta